Categorias

Veja quais são as novidades da nova versão do sistema Ubuntu

Ubuntu, sistema operacional baseado em linux.
A Canonical cumpre o seu cronograma semestral de liberar uma nova versão do seu sistema operacional de código aberto, que desde o dia 13 de outubro, já está disponível para download. A versão 11.10 do Ubuntu, que também é conhecida por “Oneiric Ocelot” tem como pontos fortes o refinamento da interface gráfica desenvolvida pela própria Canonical, novas funcionalidades e melhorias que serão apresentadas pela coluna.

Para que um sistema operacional possa cair no gosto dos usuários, já não basta ser estável e funcional. É preciso também oferecer uma interface gráfica rica em detalhes, que seja intuitiva e que nem por isso precise contar com um computador de última geração para poder executar confortavelmente o sistema. E é isso que o Ubuntu tem oferecido aos seus milhões de usuários espalhados pelo mundo.

Já foi o tempo em que usar um Linux no PC era privilégio de usuários avançados. A cada versão do Ubuntu ele se torna mais fácil de usar, até mesmo pelos usuários novatos do sistema do pinguim. A coluna já mostrou como se instala o sistema operacional no PC.

O Ubuntu é compatível com praticamente todo o hardware disponível no mercado, exceto em alguns casos muito específicos, em que é preciso por a “mão na massa” para a instalação de drivers tidos como “proprietários”.

Mais intuitivo
Desde a versão 11.04, a interface gráfica padrão é a Unity, que na versão 11.10 recebeu melhorias no recurso de acesso rápido aos arquivos e aplicativos. Além de contar com uma elegante interface, o utilitário ficou mais organizado, exibindo todo o conteúdo de forma categorizada. Outra mudança foi a inclusão de um botão único no topo da barra de ferramentas. O comportamento das janelas também mudou. Agora, em vez de os arquivos serem exibidos em telas separadas, todo o conteúdo fica disposto em abas internas, também chamadas de “lentes”.

Programas
Entre as melhorias que podem ser conferidas pelos usuários, um recurso que recebeu melhorias significativas foi a Central de Programas do Ubuntu. Com uma interface ainda mais simples de usar, ela lembra muito a loja App Store, da Apple. Para adicionar novos programas no Ubuntu, basta apenas selecionar o aplicativo desejado e clicar sobre a opção “Instalar”. Em instantes, o gerenciador irá fazer o download e instalar o novo programa.

O navegador de internet padrão é o Mozilla Firefox 7.0.1, mas também é possível instalar o Google Chrome, por meio da central de programas do Ubuntu. Para a leitura de e-mails, o cliente padrão é Thunderbird 7.0.1, que também é desenvolvido pela Mozilla.

Com foco em intensificar a oferta de funcionalidades na nuvem, o Ubuntu One oferece 5 GB gratuitamente para o armazenamento de arquivos, que poderão ser acessados por computadores com o Windows, smartphones com Android e pelo iPhone. O serviço se assemelha muito com o recém-lançado iCloud, da Apple.

Para a segurança dos dados, o sistema conta com o Déjà Dup para a criação e gerenciamento de cópias de segurança. É um utilitário indispensável para a o gerenciamento de arquivos, inclusive integrado com o Ubuntu One para o envio da cópia de segurança.

No que diz respeito a ferramentas de produtividade, o Ubuntu conta com a versão 3.4.3 do LibreOffice, a suíte de escritório gratuita similar ao Microsoft Office. Para completar a lista de atualizações, também fazem parte da nova versão os seguintes programas:

– Unity 3D interface 4.22;
– Unity 2D interface 4.12;
– GNOME 3.2.0;
– Linux kernel 3.0.4;
– X.Org 7.6;
– Xorg Server 1.10.4;
– Upstart 1.3;
– GCC 4.6 toolchain;
– Python 2.7.2;
– Compiz Fusion 0.9.6.

O Ubuntu é um sistema operacional gratuito que vem repleto de funcionalidades, embora ainda não possua a mesma variedade de games, ainda assim é uma excelente alternativa ao Microsoft Windows.

Com informações de G1.