Categorias

Veja um Tesla ajudando a evitar uma batida automaticamente

O sistema automático de um Tesla Model X ajudou a evitar um acidente quase certo em uma rodovia norte-americana na semana passada.

O piloto automático do carro do pai de Kyle Conner não estava ligado, mas os sensores do veículo previram uma colisão iminente e acionaram os freios e um alarma sem intervenção do motorista.

A marca Tesla esteve envolvida esse ano no primeiro acidente fatal atribuído a um sistema inteligente de condução, mas há também um número muito grande de relatos onde a automação do veículo evitou colisões e salvou vidas. No caso capturado pela câmera do painel é notório que a culpa do que quase foi um engavetamento é do motorista que está dois carros a frente, que perdeu sua saída da rodovia e tentou manobrar no último segundo. O carro que vem atrás freia imediatamente. E o sistema de freios do Tesla, mais uma guinada de volante, salvam o segundo carro:

Batizado de Automatic Emergency Braking (AEB) , ou Freada de Emergência Automática, o sistema funciona sem que o motorista precise ligar o piloto automático do Tesla Model X. O assistente de direção funciona o tempo todo, coletando dados do trânsito e dos veículos ao redor e é capaz de ativar os freios e emitir um alarma agudo em caso de problemas.

Para Elon Musk, dono da Tesla, funcionalidades como essa, também presentes em veículos de outras montadoras, são essenciais para reduzir o número de mortes no trânsito nos próximos anos. Na ocasião do acidente fatal envolvendo um Tesla, ele alertou a mídia que “ao escrever algum artigo que é negativo, você efetivamente dissuade pessoas de usarem um veículo autônomo, você está matando pessoas”.