Categorias

Velocidade média de conexão cresce 38% no Brasil e país sobe no ranking mundial

Dados divulgados pela Akamai revelam que a velocidade média de conexão dos brasileiros cresceu 38% em 2015, em relação ao mesmo período no ano anterior, e o Brasil subiu cinco posições no ranking mundial do acesso à Internet.

O levantamento faz parte da pesquisa State of the Internet, que analisou os 243 países que se conectaram à plataforma de distribuição de conteúdo no quarto trimestre de 2015 e os classificou de acordo com a velocidade de conexão de seus usuários.

O Brasil apresentou uma velocidade de acesso à Internet de 4,1 Mbps, um pouco acima da marca de 4,0 Mbps, o valor mínimo para uma conexão ser considerada banda larga. Com o resultado, o país saiu da 93ª posição no ranking global para o 88º lugar, um patamar ainda muito longe do que seria possível.

Para fins de comparação, o Brasil perde na América Latina para Uruguai (6,2 Mbps) e Chile (6,1 Mbps) e continua abaixo da média mundial, de 5,6 Mbps. Mas a taxa de crescimento de 38% conquistada pela velocidade da web brasileira foi superior ao crescimento médio global de 23%.

A Coreia do Sul continua liderando o ranking da Akamai: o internauta sul-coreano navega com velocidade média de 26,7 Mbps. Mas o recorde de pico de velocidade pertence a Cingapura, onde foram registrados 135,7 Mbps.