Categorias

Vem aí mais uma atualização do Windows 8

Depois do Windows 8.1 vem aí o Windows 8.1 Update. E, desta vez, a Microsoft promete que ele será ainda mais amigável para quem está acostumado a usar teclado e mouse ao invés de telas sensíveis ao toque.

A novidade foi anunciada hoje durante a BUILD, conferência de tecnologia organizada pela Microsoft e focada nos desenvolvedores. A nova atualização será gratuita e distribuída pelo Windows Update a partir do próximo dia 8 de Abril.

Já na inicialização, o Windows 8.1 Update se diferenciará das encarnações anteriores do sistema operacional: ele será capaz de detectar se o usuário está usando um dispositivo sensível ao toque ou a tradicional combinação de teclado e mouse. Dependendo do resultado, o sistema irá abrir no modo de tela Inicial do Windows 8 ou diretamente no modo desktop.

Aplicativos criados para o Windows 8 agora podem ser minimizados e até fixados na barra de tarefas, que aparece até mesmo na interface Metro. Se você estiver usando um PC convencional, a interface Metro também trará uma barra de menu na parte superior, com opções de fechar, minimizar ou encolher a janela. Aplicativos multimídia que antes obrigatoriamente abriam no modo Metro, como o Windows Media Player, passarão a abrir somente no modo desktop, se o usuário preferir.

metro-app-menus

taskbar-everywhere

Mas a Microsoft não está renegando as mudanças criadas para o sistema nem deixando para trás o modo de toque. Segundo o executivo Joe Belfiore, responsável pela apresentação, “aquilo que nós fizemos para tornar o toque algo grandioso segue inalterado por esta atualização. Ainda está presente, mas não é mais requerido para usuários de mouse e teclado”.