Categorias

Vencedores da etapa brasileira da Imagine Cup 2017 são anunciados

Em cerimônia realizada nessa quinta-feira à noite, a Microsoft revelou os vencedores da etapa brasileira da Imagine Cup 2017: UpFish (SP) e BubuDigital (PB)

As duas equipes selecionadas terão seus projetos representando o Brasil em Seattle, na grande final da “Copa do Mundo” de programação organizada pela Microsoft e poderão receber US$100.000.

Ao todo, a etapa nacional da competição contou com um volume significativo de concorrentes, com 199 projetos inscritos esse ano, acima da média mundial. Os dois vencedores terão apoio do Instituto InnovAction de aceleração de startups por quatro meses. Os outros treze finalistas poderão participar do projeto BizSpark da Microsoft, que oferece mentoria e disponibiliza os recursos tecnológicos da empresa gratuitamente para jovens empreendedores e universitários.

Saiba mais sobre os dois ganhadores:

UpFish: É um projeto da Unicamp em conjunto com a UFABC que apresenta uma solução inteligente que monitora a produção de pescado em sistemas de aquicultura. As fazendas de pescado consomem uma baixa quantidade de recursos naturais e oferecem grande quantidade de alimento para a população. A proposta do UpFish é usar a tecnologia para ajudar o maior número possível de produtores. Utilizando o sistema de nuvem Azure da Microsoft, o aplicativo pode se tornar uma valiosa base de dados estratégicos que ajudarão o mercado de aquicultura a ganhar força.

BubuDigital: É um projeto da IF Paraíba para ajudar a combater a mortalidade infantil, que ainda tem índices altos no Brasil, principalmente decorrentes de doenças que poderiam ser detectadas e tratadas. Trata-se de uma chupeta digital que monitora a saúde de bebês por meio de sensores de temperatura e umidade. Os dados coletados pela chupeta são enviados a dispositivos móveis, podendo ser acessados em forma de gráficos e lembretes para os pais, além de servirem como ferramenta estatística para governos e cidadãos.

Além da etapa nacional da competição, os brasileiros também marcaram presença na etapa norte-americana, com o time Brazilian Students Association at Stanford University conquistando o quarto lugar e faturando um prêmio de US$5.000. Seu projeto, batizado de Cheque, é voltado para a comunidade brasileira e permite que eles confiram informações políticas, ofereçam feedback para seus representantes no poder e participem do cenário político do país, mesmo no exterior.

Segundo a Microsoft, os brasileiros tem um bom histórico na Imagine Cup, com nove equipes premiadas ao longo das últimas 14 competições e a expectativa da torcida é sempre de ver um time nacional subindo ao palco na etapa final, nos Estados Unidos.