Categorias

Venda de PCs continua em queda

Tanto o instituto de pesquisas Gartner quanto o IDC publicaram relatórios sobre as vendas de PCs e o resultado era o esperado: a tendência de queda continua no setor.

As vendas caíram mais 10.6% no último trimestre segundo o IDC e tiveram uma queda de 8.3% de acordo com o Gartner. Apesar das diferenças, a conclusão é a mesma.

Apesar do período de compras do Natal e Black Friday e de ter sido o primeiro trimestre com o Windows 10 no mercado, o número de unidades de computador vendidas ficou abaixo do patamar de 300 milhões de PCs, o nível mais baixo desde 2008.

Além das causas de sempre, como o crescimento do mercado de dispositivos móveis que não demonstra sinais de desaquecimento e a crise do câmbio internacional em diversos mercados, o IDC aponta o Windows 10 como um dos novos culpados pela queda nas vendas. Segundo seu levantamento, a atualização gratuita oferecida pela Microsoft estaria desestimulando o consumidor a trocar seu computador adquirido em 2014.

Mas o mesmo IDC também aponta que o Windows 10 pode ser a tábua de salvação da indústria em 2016, na medida em que aumentar sua adoção no mercado empresarial, assim como a potencial migração daqueles que estão com PCs que não rodam o novo sistema operacional.