O empresa de pesquisa IDC revelou que o mercado de tablets no Brasil sofreu uma queda significativa de 35% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período em 2014.
Esse índice representa uma redução de mais de 600 mil unidades, dentro de um mercado que vendeu 1,27 milhão de dispositivos no período analisado.
Um dos culpados por essa queda drástica seria a alta do dólar: “Empresas menores, que importavam seus produtos de olho no bom desempenho do mercado, que aconteceu entre 2013 e 2014, e que não têm estrutura física e nem fabricação local, não conseguem acompanhar a flutuação do dólar”, afirmou Pedro Hagge, analista da IDC, que também apontou que muitas empresas maiores saíssem do país.
Outro possível culpado seria o crescimento de popularidade dos smartphones de tela grande, os chamados phablets“. O consumidor estaria preferindo este tipo de dispositivo ao invés do tablet tradicional e estaria provocando uma redução das vendas. Analistas também apontam que no campo corporativo houve uma queda na aquisição de tablets depois que o setor público parou de comprar aparelhos no final de 2014.
A estimativa do IDC para o ano é que até Dezembro sejam vendidas 6,5 milhões de unidades, acumulando uma queda total no ano de 29% em relação aos 9,5 milhões de tablets vendidos no ano passado.