Categorias

Vereadores de Porto Alegre já votaram lei que bane o Uber na cidade

O Uber iniciou suas operações em Porto Alegre na semana passada e nesta quinta-feira já esbarrou na hostilidade da Câmara dos Vereadores, que votou uma lei que pode banir o aplicativo da cidade.

Por 22 votos a 9 foi aprovado um projeto que irá proibir todo e qualquer aplicativo para transporte de passageiros na capital do Rio Grande do Sul. O projeto de lei ainda precisa da aprovação do Prefeito.

Mas o Prefeito José Fortunati já havia declarado, antes mesmo do Uber começar a operar na cidade, que era contrário à sua chegada: “não vamos permitir que o Uber chegue em Porto Alegre fazendo o que já fez em outras cidades: entrar e operar sem um debate democrático e sem uma regulamentação”. Fortunati tem 15 dias para sancionar ou rejeitar o projeto dos Vereadores. Se aprovado, passa a vigorar imediatamente.

O Uber vem enfrentado forte resistência em todas as capitais brasileiras onde iniciou suas atividades, seja dos poderes Legislativo e Executivo, seja dos Sindicatos de taxistas que se sentem ameaçados com a suposta concorrência desleal. Em nota oficial, a empresa negou funcionar de forma ilegal e reiterou que seguirá funcionando normalmente em Porto Alegre.