Verizon e Yahoo confirmaram que houve mudanças no acordo de compra da gigante da internet pela empresa de telecomunicações: a Verizon conseguiu um desconto de US$350 milhões no valor inicial.
As mudanças são resultado das brechas de segurança, violação de privacidade e vazamentos maciços de dados envolvendo o Yahoo após o anúncio da compra realizado no ano passado.
Rumores inicialmente falavam que a Verizon estava interessada em um desconto de um bilhão de dólares no acordo anterior ou poderia até mesmo desistir da compra. Após o próprio Yahoo anunciar que a concretização da venda demoraria mais do que o esperado, especulou-se que o acordo poderia estar ameaçado. Mas as duas empresas anunciaram que o processo de compra e venda continua, apesar de um reajuste no valor. A partir de agora, a Verizon irá pagar um total de US$4.48 bilhões para adquirir o Yahoo.
Segundo os novos termos, o Yahoo também fica comprometido a dividir a responsabilidade em futuras brechas de segurança que ainda venham a ser descobertas e tenham ocorrido no passado, inclusive no campo jurídico. Qualquer custo adicional que provenha de investigações, processos na Justiça ou punições por parte de entidades reguladoras deverá ser paga em 50% pela Altaba, a parte do Yahoo que não está sendo vendida para a Verizon e irá operar de forma independente.
Para o vice-presidente executivo da Verizon, Marni Walden, “os termos emendados do contrato oferecem um resultado justo e favorável para os acionistas. Isso oferece proteção para ambos os lados e entrega um caminho claro para fechar a transação nesse segundo trimestre”.
Segundo Marissa Mayer, atual CEO do Yahoo, “essa transação irá acelerar as operações de negócios do Yahoo especialmente em mobilidade, ao mesmo que efetivamente nos separa de nosso acervo asiático de ações”. Apesar dos tropeços e da queda do preço da venda, a executiva elogiou seu time: “nós temos um fantástico, leal e experiente time no Yahoo. Eu estou incrivelmente orgulhosa do forte produto de nosso time e sua execução financeira em 2016, preparando o palco para uma integração bem-sucedida”.