Categorias

Versão nova do Windows 8.1 ensina usuários a usar o sistema

A Microsoft deverá finalizar sua atualização do Windows 8.1, nos próximos dias e uma das últimas versões do novo sistema acabou vazando. O build 9471, uma versão de teste que será disponibilizado ainda este mês, inclui algumas mudanças interessantes em torno da usabilidade do Windows 8.1 em dispositivos, tanto sensíveis ao toque, quanto os que apresentam teclado/mouse.

Com a versão, pode-se ver que a empresa está mudando a forma como os menus funcionam no Windows 8.1. O build de testes mostra uma linha de três pontos que, como no Windows Phone, abre a barra de aplicativos com as configurações e opções adicionais de e-mail, Pessoas, Calendário e outros aplicativos embutidos.

As mudanças também foram projetadas para melhorar a descoberta de recursos do Windows 8.1: juntamente com as alterações de menu, o sistema agora está exibindo dicas dentro dos aplicativos internos. Além disso, a empresa também criou um app de ajuda que inclui uma variedade de tutoriais em vídeo para navegar no sistema operacional, acessar arquivos, executar ações básicas e entrar nas configurações. Nenhuma dessas mudanças estavam presentes na versão preview do Windows 8.1.

Microsoft quer ensinar usuários a usar tudo que o Windows 8.1 tem para oferecer
Microsoft quer ensinar usuários a usar tudo que o Windows 8.1 tem para oferecer

A Microsoft também está fornecendo alguns dos papéis de parede de rolagem para a tela inicial, incluindo um robô que se move e um dragão de fogo que também muda conforme o movimento da tela Iniciar. Um aplicativo Mail atualizado também está incluído na versão, com uma nova barra lateral para acesso rápido às categorias, pastas e favoritos.

Com acréscimos, vem também os cortes: parece que a Microsoft desistiu da integração de fotos do Facebook e Flickr, que estava presente na versão Preview do Windows 8.1. Agora apenas o aplicativo de imagens do SkyDrive é mostrado.