Categorias

Viber permitirá chamadas gratuitas para telefones fixos no Brasil

Depois da compra da WhatsApp pelo Facebook, a concorrência entrou em pé de guerra. Buscando ampliar seu mercado, o Viber anunciou ontem que irá liberar chamadas gratuitas para telefones fixos no Brasil.

A estratégia é ousada e exclusiva para o país. Durante duas semanas, não apenas as ligações entre usuários do serviço de mensagens serão gratuitas, como também os clientes do Viber poderão ligar para qualquer telefone fixo em qualquer estado do Brasil sem pagar taxa alguma. Normalmente, a empresa cobra um valor de oito centavos de dólar por uma ligação de três minutos e meio.

A promoção já está valendo, irá durar durante todo o Carnaval,  e se estenderá até o dia 11 de Março. Como o objetivo da empresa é conquistar mais usuários, a promoção poderá ser estendida indefinidamente se o volume de mensagens crescer pelo menos 25% a cada semana. Para Luiz Felipe Barros, gerente da Viber no Brasil, o céu é o limite: “Nós queremos ser o maior aplicativo de mensagens do mundo. Essa é a nossa ambição.”

Assim como outros serviços similares, o Viber viu sua base de assinantes disparar com a aquisição do rival pelo Facebook. Nas palavras de  Barros, esse aumento é fruto da desconfiança: “o Facebook é conhecido por ser uma empresa que ‘metralha’ os usuários com propaganda na timeline e usa dados de comportamento.  (…) a promessa do WhatsApp é não botar propaganda, mas eles nunca falaram em não entregar os dados dos usuários para os anunciantes”.