Categorias

Vídeo de apenas 5 segundos pode travar iPhone

Usuários do Reddit descobriram ontem um bug na renderização de vídeo do iPhone e criaram um arquivo de vídeo de apenas 5 segundos capaz de travar completamente o dispositivo ao ser executado.

Infelizmente, o arquivo .MP4 já está circulando pela internet e enviado como “pegadinha” entre usuários uma vez que possuir o arquivo no sistema não provoca a falha, somente a execução.

Aparentemente, a vulnerabilidade afeta todas as versões do iOS, com relatos que vão do iOS 5 até o iOS 10 mais atualizado. A falha causa um bloqueio seguido de travamento total do smartphone alguns segundos depois da exibição do vídeo, que mostra um rapaz não-identificado ao lado de uma cama, com a palavra “honey” (“docinho”, dentro do contexto) escrita na tela. Por motivos óbvios, não iremos oferecer um link para o arquivo original. Mas você pode conferir o vídeo aqui em segurança no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=spHW9mLnkuI

Se você cair nessa “brincadeira” sem graça, não entre em pânico: resetar o iPhone segurando simultaneamente o botão de Ligar e o botão Home por cerca de dez segundos resolvem o problema, sem consequências mais graves como execução de código remoto ou perda de arquivos.

Até o momento, a Apple não se manifestou publicamente sobre o bug, mas pode-se esperar uma correção para o problema automaticamente em uma futura atualização do sistema operacional móvel. Enquanto isso, fique atento com arquivos enviados por “amigos”.