Categorias

Vídeo que causa polêmica na Líbia e no Egito é bloqueado

O clipe insulta o profeta Maomé
Um clipe de um filme zombando do profeta muçulmano Maomé tem sido acusado de provocar protestos anti-EUA no Egito e na Líbia, por causa disso o site Youtube, de propriedade do Google, irá remover o clipe apenas nesses países.

O clipe com base de um filme de longa-duração mostra o profeta como uma fraude e um mulherengo. Isto provocou forte violência contra as embaixadas dos EUA no Cairo, Iêmen e Líbia. Christopher Stevens, embaixador dos EUA na Líbia, e outros três diplomatas norte-americanos foram mortos em um ataque contra o consulado, nesta terça-feira.

Em resposta os dirigentes do Google rejeitaram a ideia de remover o vídeo alegando que este não violava as políticas do YouTube, mas restringiram o acesso nos países de crise por causa dos acontecimentos.

“Este vídeo – que está amplamente disponível na Web – está claramente dentro de nossas diretrizes e, portanto, vai permanecer no YouTube”, disse o Google em um comunicado. “No entanto, dada a situação muito difícil na Líbia e no Egito, nós restringimos temporariamente o acesso em ambos os países.” A empresa acrescentou: “Nossos corações estão com as famílias das pessoas assassinadas no ataque de ontem na Líbia.”

O clipe do filme que se chama “Innocence of Muslin” tem apenas 14 minutos.

.