Categorias

Vine oficialmente proíbe qualquer conteúdo sexualmente explícito

O Vine já vem escondendo vídeos sexualmente explícitos compartilhados por seus usuários há algum tempo, mas hoje a proibição total do conteúdo acaba de virar regra.

A empresa atualizou seus termos de serviço para proibir material sexualmente explícito. “Como nós assistimos a comunidade e sua criatividade cresce e evolui, descobrimos que há uma porcentagem muito pequena de vídeos que não são uma boa opção para nossa comunidade”, disse a empresa em seu blog. “Para mais de 99% dos nossos usuários, isso realmente não muda nada”.

Parece que o Vine também pretende acabar com a polêmica de que estaria censurando vídeos ao admitir abertamente: “Nós não temos um problema com conteúdo sexual explícito na internet – nós simplesmente preferimos não ser a fonte do mesmo”.

Vine proíbe nudez e conteúdos sexuais
Vine proíbe nudez e conteúdos sexuais

As mudanças entram em vigor imediatamente e o Vine postou um artigo da central de ajuda para ajudar os usuários a entender que tipo de clips são permitidos em comparação com aqueles que estão agora proibidos. Vídeos de atos sexuais, nudez sexualmente provocante e close-ups de “órgãos genitais por baixo da roupa” são estritamente proibidos agora, assim como vídeos artísticos ou de animações que são sexualmente gráficos.

O Vine diz ainda que representações de nudez ou nudez parcial que são “essencialmente documentais, educacionais ou de natureza artística” ainda são permitidos sob as novas regras.

Alguns meses atrás, o serviço tentou colocar esse tipo de conteúdo debaixo do tapete, excluindo hashtags sugestivas e outras rotas fáceis para se achar material pornográfico. Usuários que violem a nova política enfrentarão suspensões de conta e uma proibição permanente acontecerá se o usuário continuar postando conteúdos do tipo mesmo depois de ser avisado.