Categorias

Visitantes dos Estados Unidos podem ser obrigados a dar a senha de suas redes sociais

De acordo com o Secretário de Segurança Nacional dos Estados Unidos, visitantes ao país poderão ser obrigados a ceder a senha de suas redes sociais para as autoridades antes de entrarem no território norte-americano.

John Kelly confirmou perante o Congresso nessa terça-feira que a medida está sendo estudada nesse momento durante a administração de Donald Trump, entre outras sugestões, mas nada é concreto ainda.

“Nós queremos entrar em suas mídias sociais, com senhas: o que você faz, o que você diz?” revelou Kelly para o Comitê de Segurança Nacional da Câmara. “Se eles não quiserem cooperar, então eles não entram”. A proposta já havia sido avaliada durante o governo de Barack Obama, sugerida por funcionários do alto escalão do Departamento de Segurança Nacional, mas foi descartada em 2015. Kelly, indicado por Donald Trump para assumir o comando do órgão, ressuscitou a ideia.

“Quando alguém diz ‘eu sou desta cidade e essa é minha ocupação’, os oficiais essencialmente tem que acreditar na palavra do indivíduo”, explicou Kelly. “Eu francamente não acho que isso seja o suficiente, certamente o Presidente Trump não acredita que isso seja o suficiente. Então, nós temos que talvez adicionar algumas camadas adicionais”, acrescentou, se referindo aos protocolos de segurança adotados em postos de fronteira.

Embora o governo supostamente ainda esteja estudando a proposta de investigar as redes sociais de imigrantes e refugiados de forma sistematizada e com acesso a senhas, a prática já vem sendo realizada há anos em aeroportos e outros pontos de entrada no país, ainda que dentro de uma área cinzenta da legislação. Durante a recente crise dos refugiados, houve denúncias que fiscais do governo estavam checando perfis de quem tentava entrar nos Estados Unidos.