Categorias

Vladimir Putin defende as Inteligências Artificiais…

O Presidente da Rússia Vladimir Putin se declarou um defensor do desenvolvimento das Inteligências Artificiais “para toda a Humanidade”.

Mas Elon Musk, ferrenho opositor da tecnologia, voltou a afirmar que há um grande risco nas superpotências mundiais iniciarem uma corrida armamentista que poderia culminar na III Guerra Mundial.

Para Putin, “a Inteligência Artificial é o futuro, não apenas para a Rússia, mas para toda a Humanidade”. Entretanto ele mesmo admite que “isso traz oportunidades colossais, mas também ameaças que são difíceis de prever”. Em seguida, o Presidente da Rússia conclui com uma afirmação que certamente acendeu um sinal vermelho na mente de Musk e em vários governos: “quem quer que se torne o líder nessa esfera se tornará o governante do mundo”.

Foi a deixa para o magnata da tecnologia Elon Musk acreditar que aquilo que mais teme já está em andamento: “começou”, escreveu em sua conta no Twitter em reação à reportagem original sobre a declaração de Putin. Logo em seguida, o fundador da Tesla e da SpaceX foi mais enfático: “China, Rússia, em breve todos os países com força na ciência da computação. Competição pela superioridade na Inteligência Artificial a nível nacional muito provavelmente causará a Terceira Guerra Mundial, na minha opinião”.

O temor de Musk também está relacionado aos recém-anunciados investimentos feitos pelo governo chinês na busca pela hegemonia no campo das Inteligências Artificiais. Em outra mensagem, o bilionário esclarece que não acredita que os líderes mundiais iriam à guerra, mas que um conflito nuclear poderia ser iniciado por uma de suas Inteligências Artificiais, “se ela determinar que um ataque prévio é o caminho mais provável para a vitória”.