Segurança
Categorias

Vulnerabilidade na segurança de laptops HP é descoberta

Na manha de hoje, dia 11, a BBC noticiou que Michael Myng, um pesquisador de segurança, encontrou uma vulnerabilidade que afeta diversos laptops HP.

Um software escondido pode gravar cada letra digitada no teclado desses computadores. De acordo com a HP, 460 modelos podem ter sido afetados por essa “potencial vulnerabilidade de segurança”.

Myng, afirmou ter descoberto o keylogger por acaso, enquanto inspecionava o software Synaptics Touchpad, para descobrir como controlar a luz de fundo do teclado em um laptop HP.
Ele disse que o keylogger estava desativado por padrão, mas um invasor com acesso ao computador poderia ter habilitado para gravar o que um usuário estava digitando.

A própria HP reconheceu que isso poderia levar a “perda de confidencialidade”, mas disse que nem a Synaptics nem a HP tinham acesso a dados de clientes como resultado da falha. E que o recurso foi originalmente incorporado ao software Synaptics para ajudar a depurar erros.

A própria HP já disponibilizou um boletim de segurança, onde apresenta todos os modelos afetados e sua correção de segurança. Que estão disponíveis no link: https://support.hp.com/us-en/document/c05827409

Não é a primeira vez que a empresa sofre com esse mesmo problema, em maio desse ano um outro keylogger já havia sido encontrado.