Categorias

WannaCry afetou câmeras de tráfego na Austrália?

O ransomware WannaCry não apenas já tem um sucessor direto como também continua levando a fama até mesmo por aquilo que não fez…

Na Austrália, autoridades está culpando o ransomware por ter comprometido cerca de 100 de 280 câmeras de monitoramento de trânsito em rodovias do estado de Vitória e o número ainda poderia ser maior do que esse.

Em condições normais, o WannaCry se espalha pela internet ou através de uma rede local, encripta arquivos e pede resgate de suas vítimas para voltar a liberar o acesso, mas na Austrália, a ameaça digital teria se propagado por USB e forçado as câmeras do Departamento de Trânsito de Vitória a se reiniciarem sozinhas constantemente. Parece óbvio que não se trata do mesmo vírus, mas as autoridades ainda estão investigando o caso, em busca de uma resposta.

Esse misterioso malware teria levado ao anulamento de cerca de 8.000 multas por excesso de velocidade e ultrapassagem de sinal vermelho, que teriam sido emitidas pelas câmeras contaminadas. A polícia australiana afirma que não poderia garantir que os resultados flagrados pelas câmeras eram válidos ou haviam sido alterados pelo WannaCry… Entre enfrentar milhares de contestações na Justiça, acharam melhor cancelar as multas.

Foram então revogadas todas as infrações cometidas nas estradas e capturadas pelas câmeras entre 6 de Junho, quando houve o primeiro diagnóstico de vírus no sistema, e 22 de Junho, quando aparentemente o último resquício foi eliminado. “Eu preciso como um responsável mantenedor da lei estar absolutamente seguro de que as 280 câmeras estavam funcionando corretamente, com integridade, sem nenhuma corrupção”, justificou Doug Fryer, comissário assistente do estado de Vitória, durante uma coletiva de imprensa.

Aparentemente, a contaminação se deu através de um pen drive infectado conectado acidentalmente por um funcionário da manutenção. Na semana passada, as autoridades acreditavam que somente 55 câmeras haviam sido comprometidas pela infecção e suspenderam somente as multas emitidas por elas. Mas a investigação prosseguiu e detectou mais 42 unidades afetadas, levando as autoridades a ampliarem a suspensão.