0 Compartilhamentos 109 Views

Warner admite escândalo na divulgação do jogo Middle Earth: Shadow of Mordor

Após uma longa batalha judicial, a Warner admitiu finalmente que cometeu erros na divulgação do jogo Middle Earth: Shadow of Mordor em 2014.

A empresa fechou um acordo com a Federal Trade Commission (FTC), órgão regulador do governo norte-americano, após ter pago YouTubers e influenciadores para divulgarem o jogo sem explicitar o patrocínio.

Na interpretação da FTC, a Warner teria agido de má-fé na época: “consumidores tem o direito de saber se analistas estão oferecendo suas próprias opiniões ou promoções pagas”, afirma Jessica Rich, diretora do Departamento de Defesa do Consumidor da FTC. YouTubers influentes, incluindo o imensamente popular PewDiePie, receberam milhares de dólares da Warner para divulgar o jogo, exaltar suas qualidades e ocultar qualquer bug que porventura encontrassem e essa relação comercial entre as partes foi escondida dos espectadores.

No total, a campanha de divulgação de Middle Earth: Shadow of Mordor atingiu 5.5 milhões de visualizações, de acordo com a FTC, além da obrigatória exposição em mídias sociais exigida pela Warner de seus parceiros. Deste total, PewDiePie teria sido responsável por quase 4 milhões de visualizações, graças a sua imensa base de inscritos no canal. Na maioria dos casos, os YouTubers esconderam ou sequer mencionaram terem sido pagos pela Warner para comentar sobre o jogo.

Um escândalo similar aconteceu no mesmo ano, envolvendo produtoras de jogos e geradores de conteúdo na plataforma de vídeo, provando que a Warner não estava sozinha na prática questionável. Com o acordo fechado com a FTC, a Warner fica proibida de utilizar a estratégia novamente e passam a ser estabelecidas regras específicas para a forma como a produtora e outras empresas devem explicitar o patrocínio de vídeos.

Você pode se interessar

Manifesto Ágil: Retrospectivas Lúdicas
Artigos
9 visualizações
Artigos
9 visualizações

Manifesto Ágil: Retrospectivas Lúdicas

Plataformatec - 14 de janeiro de 2019

Conquistando melhoria contínua através de uma estruturar lúdica, estimulando o pensamento crítico e a atenção dos membros durante a dinâmica.

Agile // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,805 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,805 visualizações

Agile // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 14 de janeiro de 2019

Agile é o termo falado nesse Dicionário do Programador, conheça mais sobre o assunto.

Promoções de Jogos do Final de Semana (11/01)
Notícias
17 visualizações
Notícias
17 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (11/01)

Carlos L. A. da Silva - 11 de janeiro de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

God of War: segredos dos bastidores do melhor jogo de 2018
Artigos
16 visualizações
16 visualizações

God of War: segredos dos bastidores do melhor jogo de 2018

Carlos L. A. da Silva - 11 de janeiro de 2019
As 5 Melhores Linguagens para 2019 // Vlog #86
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,813 visualizações
1,655 compartilhamentos6,813 visualizações

As 5 Melhores Linguagens para 2019 // Vlog #86

Thais Cardoso de Mello - 10 de janeiro de 2019
Como acessar fotos curtidas por qualquer usuário no Facebook
Dicas
17 visualizações
17 visualizações

Como acessar fotos curtidas por qualquer usuário no Facebook

Carlos L. A. da Silva - 9 de janeiro de 2019
O que Isaac Asimov imaginou para 2019?
Artigos
23 visualizações
23 visualizações

O que Isaac Asimov imaginou para 2019?

Carlos L. A. da Silva - 8 de janeiro de 2019