Categorias

WhatsApp bloqueia links para o Telegram

Usuários tem reportado nesse começo de semana que não é possível enviar links para os domínios do aplicativo concorrente Telegram de dentro do WhatsApp.

Embora os links ainda sejam visíveis nas mensagens, os endereços não são convertidos para URLs clicáveis e quem desejar copiar o texto para colar em um navegador também perceberá que a cópia está bloqueada.

Segundo os responsáveis pelo Telegram, não há uma explicação oficial para o incidente. Ele afeta qualquer link que contenha telegram.me e telegram.org, que pertencem ao rival do WhatsApp, mas também afeta qualquer link com telegram.com, que pertence a um jornal e não tem qualquer relação com aplicativos de mensagens instantâneas.

telegram

O bloqueio teria começado com uma versão alternativa da atualização 2.12.367 distribuída para parte da base de usuários do WhatsApp, o que está gerando relatórios contraditórios na Internet. O sistema de bloqueio de links existe no aplicativo, mas normalmente é utilizado para endereços reconhecidos de distribuição de malware ou pirataria. Até o momento, o Facebook não se manifestou sobre o ocorrido.

Para o Telegram, não há motivo para preocupação: “tipicamente, após uma repercussão negativa na mídia, o Facebook volta atrás e culpa seu sistema de filtragem inteligente pelo problema. Nós esperamos que o mesmo aconteça dessa vez também”, foi o comentário de um porta-voz do serviço.