Categorias

WhatsApp é acusado de violar leis de privacidade internacionais

Aplicativo viola leis de proteção de dados

Autoridades de proteção de dados do Canadá e Holanda estão acusando o aplicativo WhatsApp de violar leis internacionais de privacidade ao forçar usuários a permitirem o acesso a sua lista de contato.

Um dos mais populares aplicativos de mensagens no mundo para iPhone, Android, BlackBerry e Windows Phone agora se tornou alvo de questionamentos de privacidade: a Comissão do Canadá e a Autoridade de Proteção de Dados da Holanda lançaram um relatório questionando o fato do WhatsApp poder ter acesso aos dados até mesmo de quem não usa o aplicativo.

Ao ser instalado, o aplicativo verifica todos os contatos do usuário para ver quem também tem uma conta no serviço. O problema é que isso faz com que informações de quem não está cadastrado também fiquem disponíveis. E as autoridades descobriram também que o WhatsApp guarda todos os números de telefone, o que viola as leis de proteção de dados.

Outras investigações já tinham sido feitas e o serviço cumpriu todas as exigências: as mensagens, que não eram criptografadas, sendo assim facilmente interceptadas por terceiros, foram reajustadas e hoje não possuem mais o problema. Além disso, usuários do iOS 6 já têm a opção de adicionar contatos manualmente, diminuindo o problema da lista de contatos.