Categorias

WhatsApp está testando chamadas de vídeo

Depois de muita especulação, finalmente o WhatsApp está testando o recurso de chamadas de vídeo para seus usuários.

A funcionalidade chegou a ser ativada na versão Beta 2.16.80 do aplicativo de mensagens , mas, por enquanto, foi removida com a atualização mais recente.

Ao realizar uma chamada, o usuário passaria a ter duas opções: a conhecida chamada por áudio e a inédita chamada por vídeo. O recurso depende da ativação nos servidores do WhatsApp, de forma que não bastaria ter a versão correta do aplicativo para ter acesso a chamadas por vídeo. Em funcionamento, o recurso é bastante simples, com apenas dois botões na interface: troca de câmera e mudo.

WhatsApp-video-calling
Recurso disponível no aplicativo, mas não habilitado no servidor
WhatsApp-calling
Imagem da chamada por vídeo em andamento, vazada por um site alemão.

Videochamada é um dos recursos mais esperados pelos usuários do WhatsApp e, anteriormente, chegou a ser utilizado como isca para golpes e phishing. É possível que o Facebook implemente a funcionalidade gradativamente como aconteceu com as chamadas de voz, inicialmente com um grupo seleto de usuários, antes de liberar para todos. Na dúvida, permaneça atento sobre a possibilidade de que cibercriminosos podem aproveitar o momento para voltar a oferecer falsas promessas de acesso ao recurso.