Categorias

WhatsApp fora do ar: oportunidade para a concorrência

Com a decisão da Justiça brasileira de tirar o WhatsApp do ar até quinta-feira, a concorrência está aproveitando a oportunidade para conquistar novos clientes.

Enquanto o próprio WhatsApp classifica a suspensão como um prejuízo para os brasileiros, a TIM anuncia SMS de graça para usuários, o Telegram comemora um milhão de novos assinantes e até o ICQ aproveita para alfinetar o líder de mercado.

O WhatsApp e outros aplicativos de mensagens conseguiram substituir o recurso dos SMS no coração dos brasileiros, mas a TIM está oferecendo o serviço de graça enquanto durar o bloqueio do WhatsApp: “como forma de reduzir eventuais impactos pela suspensão do WhatsApp e mantendo nosso compromisso com os clientes, informamos que, a partir de agora até o período em que o aplicativo estiver bloqueado, em função de decisão judicial, o uso de SMS será gratuito para vocês continuarem enviando mensagens”.

A estratégia deve beneficiar 67 milhões de clientes da operadora no país.

sms-tim

Assim como aconteceu em Dezembro passado, quando a Justiça brasileira também tirou o WhatsApp do ar, uma parcela significativa de usuários migrou para o Telegram, uma das alternativas ao aplicativo de mensagens.

Pela segunda vez, o Telegram se revelou sobrecarregado pela migração maciça de brasileiros e alertou que existe um limite técnico para a quantidade de SMS de confirmação que pode enviar para os novos assinantes. Ainda assim, o principal concorrente do WhatsApp comemorou mais de um milhão de novos usuários no país:

E o ICQ, que retornou recentemente com novas funcionalidades e uma forte campanha de marketing, não perdeu a chance de enviar uma indireta para o WhatsApp… Em um comunicado enviado à imprensa, sem citar nomes, o ICQ fez questão de lembrar que “o aplicativo está no ar, sem interrupções, há 19 anos”.