WhatsApp
Categorias

WhatsApp pode ser multado na França pelo compartilhamento de dados de usuários com o Facebook

E lá vamos nós para mais uma polêmica envolvendo o WhatsApp. O popular mensageiro instantâneo pode ser multado na Franca, caso não se adeque às regras de privacidade do país.

A autoridade de proteção de dados da França (CNIL) disse que o WhatsApp tem um mês para se adequar e obter a devida permissão dos usuários no que diz respeito ao compartilhamento de dados com o Facebook. O WhatsApp, por sua vez, diz que está sujeito apenas à legislação dos Estados Unidos, país onde está sediado.

O popular aplicativo de mensagens instantâneas, adquirido pelo Facebook em 2014, começou a compartilhar dados com a rede social de Mark Zuckerberg em 2016, fato que gerou uma quantidade enorme de reclamações por parte de usuários e de entidades as mais diversas.

WhatsApp

Segundo as autoridades francesas, além disso, o aplicativo não tem base legal para compartilhar dados com o Facebook. As mesmas autoridades também afirmam que o WhatsApp não obteve as devidas permissões junto aos usuários, para o compartilhamento dos números de telefones.

Ainda segundo o CNIL, “a única maneira de recusar a transferência de dados para propósitos de ‘business intelligence’ é desinstalando a aplicação“.

Tudo pode ficar ainda mais complicado para o proprietário do WhatsApp devido a uma nova lei de privacidade que entrará em vigor em 2018 na União Europeia. Segundo ela, as multas podem chegar a até 4% do volume total de negócios de uma empresa.