0 Compartilhamentos 227 Views

WhatsApp será bloqueado no Brasil pela terceira vez

O inacreditável aconteceu: o WhatsApp será bloqueado no Brasil pela terceira vez.

Por determinação da Justiça, operadoras serão obrigadas a suspender o serviço a partir das 14h e acredita-se que até às 15h ele deixe de funcionar em todo o território nacional.

Desta vez, a ordem partiu da juíza de fiscalização da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, Daniela Barbosa Assunção de Souza. A magistrada está interessada no conteúdo de mensagens que transitam entre integrantes de facções de narcotraficantes no estado do Rio de Janeiro. Ao contrário de outros juízes, ela entende que o WhatsApp implementou criptografia de ponta a ponta em suas comunicações, mas exige que a empresa de alguma forma implemente um grampo em grupos investigados, desviando as mensagens antes de passarem pelo processo de criptografia.

As operadoras Oi, Nextel, TIM, Vivo e Claro foram notificadas da decisão às 11:30 da manhã de hoje e devem cumprir a ordem a partir das 14h, sob pena de multa diária no valor de R$50 mil. Até o momento, as operadoras não se manifestaram sobre a determinação judicial e tudo indica que o bloqueio será colocado em operação.

Para a juíza Barbosa, “se as decisões judiciais não podem efetivamente ser cumpridas, e esta informação é sempre rechaçada por peritos da Polícia Federal e da Polícia Civil que afirmam ser possível o cumprimento, como foi possível ao Google do Brasil, em determinada ocasião, cumprir as decisões judiciais que até então alegava ser impossível, deveremos, então, concluir que o serviço não poderá mais ser prestado, sob pena de privilegiar inúmeros indivíduos que se utilizam impunemente do aplicativo WhatsApp para prática de crimes diversos”.

O argumento utilizado pelo WhatsApp até então era de que a empresa não armazena mensagens de usuários que passam por seus servidores e que o conteúdo circula criptografado. Técnicos da Polícia Federal defendem que é possível, sob solicitação, interceptar mensagens em tempo real antes da aplicação da criptografia, sem o conhecimento das partes envolvidas.

De acordo com a juíza, o WhatsApp foi notificado três vezes sobre a necessidade de cooperação e se recusou em todas elas. Nas últimas mensagens trocadas, a empresa teria sugerido que os pedidos fossem realizados em inglês e feito “perguntas totalmente improcedentes e impertinentes”. Para Barbosa, o WhatsApp estaria se comportando como se considerasse o Brasil uma “republiqueta” e com “total desprezo às leis nacionais”.

Na primeira vez que o WhatsApp foi bloqueado no Brasil, em Dezembro do ano passado, o serviço ficou fora do ar por cerca de 12 horas, por determinação da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo. No segundo bloqueio, mais longo, em Maio desse ano, o WhatsApp ficou inoperante por mais de 24 horas devido a uma solicitação de quebra de sigilo de mensagens trocadas entre integrantes de uma quadrilha do Sergipe que agia em diversos estados.

Nessa terceira vez, não há um prazo final para a suspensão do bloqueio e teoricamente o WhatsApp permanecerá indisponível no Brasil até acatar às solicitações da juíza da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro.

 

Carregando...

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (07/08)
Notícias
8 visualizações
Notícias
8 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (07/08)

Carlos L. A. da Silva - 7 de agosto de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Bloqueando robôs do seu site
Artigos
11 visualizações
Artigos
11 visualizações

Bloqueando robôs do seu site

Carlos L. A. da Silva - 6 de agosto de 2020

Nem todo robô que visita seu site é bonzinho como o do Google... aprenda a se defender!

Como encriptar seu dispositivo móvel
Dicas
16 visualizações
Dicas
16 visualizações

Como encriptar seu dispositivo móvel

Carlos L. A. da Silva - 4 de agosto de 2020

Privacidade nunca é demais e ela pode estar na palma da sua mão, sem dificuldades. Aprenda a encriptar dispositivos Android, iOS e até Windows Phone.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (31/07)
Notícias
23 visualizações
23 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (31/07)

Carlos L. A. da Silva - 31 de julho de 2020
Quem está lucrando com os aplicativos de entrega? Ninguém
Artigos
27 visualizações1
27 visualizações1

Quem está lucrando com os aplicativos de entrega? Ninguém

Carlos L. A. da Silva - 28 de julho de 2020
Como ditar um documento (Office, Google Docs, OpenOffice)
Dicas
25 visualizações
25 visualizações

Como ditar um documento (Office, Google Docs, OpenOffice)

Carlos L. A. da Silva - 27 de julho de 2020