Categorias

WhatsApp terá videochamadas para todos os usuários em breve

Finalmente está chegando! Após servir de isca para golpes, ser fonte de boatos e aparecer para teste para uns poucos usuários de Android no mês passado, o recurso de videochamadas será mesmo liberado para o WhatsApp.

Agora, a empresa confirmou que a funcionalidade é real e  estará oficialmente disponível para iOS, Android e Windows Phone “nos próximos dias”.

“Nós estamos introduzindo essa funcionalidade porque nós sabemos que às vezes voz e texto simplesmente não são o suficiente”, afirmou o WhatsApp no anúncio do recurso. “Não há substituto para assistir sua neta dando seus primeiros passos ou ver o rosto de sua filha enquanto ela está estudando no exterior”. O tão aguardado anúncio também veio acompanhado de um vídeo demonstrativo da funcionalidade em ação:

https://youtu.be/iMlMn2bMLYM

Segundo um porta-voz da empresa, as videochamadas poderão funcionar tanto em modo paisagem, quanto modo retrato, com a câmera frontal ou traseira do aparelho, podendo alternar durante a conversação. A tela também poderá ser minimizada sem prejuízo, enquanto o usuário realiza outras tarefas no dispositivo móvel. Conversações privadas continuarão sendo criptografadas mesmo durante videochamadas.

O recurso também será compatível com conexões mais lentas através da rede de celular, embora não se deva esperar a mesma qualidade de transmissão de uma rede wi-fi. De acordo com o comunicado oficial,  “nós queremos tornar estas funcionalidade disponíveis para todos, não apenas para aqueles que podem arcar com os telefones novos mais caros ou vivem em países com as melhores redes celulares”.

Como toda implementação em larga escala de atualização para aplicativos, a novidade será distribuída aos poucos, de forma gradativa. Para saber se o recurso já está liberado para você, será necessário clicar no ícone de chamada para conversação: ao invés de ter apenas a opção para chamada em áudio, haverá também uma opção para videochamada.