Categorias

WhatsApp vai compartilhar sua localização com contatos em tempo real

Depois do Facebook Messenger, era só uma questão de tempo para o WhatsApp adicionar o mesmo recurso: o compartilhamento da localização do usuário em tempo real com os seus contatos.

A funcionalidade chegará para o aplicativo no iOS e no Android nas próximas semanas e aposta na segurança e na privacidade: os dados trafegam através de uma conexão criptografada que não pode ser interceptada.

O recurso é totalmente opcional e controlado pelo usuário e funciona como uma evolução do que já existe no momento no aplicativo de mensagens. Usuários do WhatsApp já podem informar sua localização para os contatos que desejarem, mas a novidade permitirá acionar uma configuração que enviará a localização atualizada durante o período que o usuário especificar, por quinze minutos, uma hora ou até mesmo oito horas, podendo também ser interrompida a qualquer momento.

Funciona assim: abra uma conversa com o contato ou grupo com quem desejar compartilhar. Sob “Localização“, no botão anexar, há a nova opção de “Compartilhar Localização Atual“. Escolha por quanto tempo deseja compartilhá-la e toque em enviar. Cada membro da conversa conseguirá ver sua localização em tempo real em um mapa. Se mais de uma pessoa compartilhar sua localização em um grupo, todas as localizações aparecerão no mesmo mapa.