0 Compartilhamentos 552 Views

WikiLeaks cumpre o prometido e solta documentos sobre o golpe militar na Turquia

A guerra de informação entre a Turquia e a WikiLeaks ganhou um novo capítulo no final da tarde de ontem quando a ONG cumpriu o prometido e soltou documentos sobre os bastidores da tentativa de golpe militar.

Em represália à publicação de quase 300 mil mensagens de e-mails do partido governista, o domínio da WikiLeaks foi bloqueado em toda a Turquia.

No total, são 294.548 e-mails enviados entre 2010 e 6 de Julho deste ano, uma semana antes de tanques e tropas ocuparem as ruas das principais cidades do país. As mensagens partiram todas do domínio akparti.org.tr, o principal endereço utilizado pelo partido governista AKP. Todos os e-mails para podem ser lidos na íntegra e pesquisados no site da WikiLeaks.

Segundo a ONG especializada em divulgar documentos sigilosos de governos de diversos países para expor as reais intenções de seus governantes e agentes, a fonte desse vazamento maciço “não está conectada de forma alguma com os elementos por trás da tentativa de golpe ou com um partido ou estado rival”. A WikiLeaks também ratificou que não é nem a favor e nem contra o governo do presidente Erdogan, mas tem interesse em divulgar “a verdade”.

Em virtude da perseguição extrema conduzida por Erdogan após o fracassado golpe para tirá-lo do poder, a WikiLeaks resolveu adiantar a publicação das mensagens. O vazamento não deve parar por aí, uma vez que a ONG havia prometido quase um milhão de documentos relacionados aos bastidores políticos da Turquia. Esse lote inicial de mensagens abrange somente e-mails de contas de usuários com iniciais de A até I, o que corrobora a expectativa de novas publicações.

Aparentemente, o conteúdo divulgado está inacessível ao povo turco, principal interessado nas informações que possam ser extraídas dessas mensagens. O domínio da WikiLeaks foi bloqueado no país e a ONG está instruindo usuários e simpatizantes a incentivarem o uso de proxys e torrents para que o material possa ser divulgado dentro da Turquia.

Até o coletivo hacker Anonymous está apoiando a iniciativa e está conclamando seus membros a ajudarem a divulgar o vazamento da WikiLeaks, dentro e fora do país: “nós solicitamos às pessoas da Turquia que se interessem pelo material que a WikiLeaks está lançando e não o ignorem apenas porque um líder lhes disse isso. Nós advogamos pelo uso de ferramentas anti-censura como Tor, I2P ou VPN. Nós iremos fazer nosso melhor para traduzir esses e-mails e documentos para a comunidade internacional ler e oferecer uma compreensão melhor da situação atual na Turquia”.

Carregando...

Você pode se interessar

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
44 visualizações
Artigos
44 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021

O novo sistema operacional da Microsoft está entre nós, mas talvez não seja uma boa ideia pular de cabeça.

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)
Artigos
192 visualizações
Artigos
192 visualizações

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)

Carlos L. A. da Silva - 6 de outubro de 2021

V8 é o interpretador JavaScript, também chamado de máquina virtual Javascript, desenvolvido pela Google e utilizado em seu navegador Google Chrome. Com o peso de seus criadores e a quase onipresença do navegador, foi apenas uma questão de tempo para essa implementação do JavaScritp se tornar dominante no mercado. Entretanto, um bom desenvolvedor sabe que […]

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
374 visualizações
Artigos
374 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
471 visualizações
471 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021
Top 25 comandos do Git
Artigos
608 visualizações
608 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021
Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
659 visualizações
659 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021