Categorias

Wikipedia agora tem gravações de áudio de celebridades

Pessoas famosas da internet, e do mundo em geral, estão sendo convidados para gravar sua voz para serem arquivadas digitalmente como parte de um projeto da Wikipedia.

O projeto, liderado pelo contribuinte do site Andy Mabbett, começou no final de 2012 e agora está finalmente decolando, com gravações já sendo feitas. Quando um usuário for criar uma página ou modificar alguma, o programa pedirá que ele grave ou envie um trecho curto de voz (cerca de 10 segundos) que ficará anexado à página, junto de uma transcrição do áudio. O objetivo final é adicionar um pouco mais de caráter e personalidade às entradas, que normalmente são compostas apenas de texto e fotos.

Wikipedia agora mostra audios
Wikipedia agora mostra audios

Um programa similar também está sendo usado pela Wikipedia: o projeto guarda gravações capturadas a partir de trechos de pessoas falando em programas de rádio da BBC.

Como o projeto usa gravações feitas há anos, algumas das celebridades podem até já ter falecido. A tecnologia roda audios antigos em um software que identifica a pessoa por seus padrões de fala e depois pesquisadores verificam se a identificação está correta e transcrevem os audios. A BBC está liberando entre 500 e 1.000 clipes para a Wikipedia como parte desse esforço.

Alguns exemplos de páginas que já têm os clipes de áudio incluem o britânico Stephen Fry, o cientista de computação Tim Bernsers-Lee , a política birmanesa Aung San Suu Kyi e o astronauta Charles Duke.