Windows 10
Categorias

Windows 10 Cloud: Microsoft pode estar preparando versão simplificada do sistema operacional

A Microsoft pode estar preparando uma versão mais “leve”, mais light, digamos, ou mais simplificada, do Windows 10. Segundo fontes do site ZDNet, tal versão se chamaria Windows 10 Cloud, e chegaria ao mercado até Abril de 2017, juntamente com o início da liberação do “Creators Update”.

A nova versão do sistema operacional se juntaria, portanto, às duas já existentes no mercado (Pro e Home). Vale ressaltar também que, ainda segundo a mesma fonte, apesar de conter a palavra “Cloud” em seu nome, esta versão mais simples do Windows 10 teria pouco ou nada a ver com a nuvem.

A diferença principal residiria no fato de que o Windows 10 Cloud seria capaz de rodar apenas aplicativos da plataforma “(UWP) Unified Windows Platform”, obtidos através da Windows Store. Isto representaria também uma estratégia da Microsoft para combater os Chromebooks, vale ressaltar.

windows-10

Podemos até mesmo pensar neste futuro sistema operacional como uma espécie de “novo Windows RT”, talvez. O Windows 10 Cloud também seria, obviamente, mais barato.

O site ZDNet procurou a Microsoft para tentar obter maiores informações a respeito, e um porta-voz da empresa disse não ter nada a informar, vale lembrar. Vale também a pena destacar que, diferentemente do sistema operacional dos Chromebooks, o Windows 10 Cloud não teria foco algum na nuvem.

Ele também seria incapaz de rodar aplicativos win32 normais, daqueles que estamos acostumados a utilizar no dia a dia, baixados normalmente da web (e não da Windows Store) ou instalados à partir de CDs, DVDs, pendrives, etc.