A Microsoft está testando no Windows 10 uma funcionalidade que irá agradar em cheio quem gosta de controlar as minúcias de seu laptop: um botão deslizante de ajuste de bateria.
Com a novidade que virá com a Windows 10 Creators Update ainda esse ano, o usuário poderá reduzir performance do laptop para aumentar autonomia e vice-versa.
O novo recurso já está disponível na Fast Ring build 15014 do sistema operacional, acessível apenas para alguns testadores. Com o controle deslizante, é possível escolher entre a melhor performance de processamento do computador ou optar pela maior autonomia de bateria possível ou qualquer ponto intermediário entre os dois extremos, alcançando o equilíbrio que seja adequado às necessidades do usuário naquele momento.
“Uma pessoa jogando, por exemplo, pode desejar ter menos FPS (frames por segundo) quando estiver em um longo voo se isso irá dar a ela mais vida de bateria, em contrapartida a mesma pessoa jogando o mesmo jogo, quando ligado a uma fonte de energia, poderá querer ter o máximo de performance de CPU para espremer cada miligrama de performance que puder ganhar”, explica a Microsoft sobre os cenários de uso da nova funcionalidade.
Entretanto, é possível que o recurso não esteja disponível para todos os usuários quando sair a próxima grande atualização do Windows 10. A Microsoft ainda não deixou claro, mas são fortes as possibilidades de que a funcionalidade seja exclusiva de novos dispositivos que já venham com a Creators Update embarcada: “nós estaremos trabalhando com OEMs para determinar as melhores configurações para seus consumidores, de forma que eles possam embarcá-las nos novos PCs com Windows 10”.