Categorias

Windows 10 terá ajuste de uso de bateria

A Microsoft está testando no Windows 10 uma funcionalidade que irá agradar em cheio quem gosta de controlar as minúcias de seu laptop: um botão deslizante de ajuste de bateria.

Com a novidade que virá com a Windows 10 Creators Update ainda esse ano, o usuário  poderá reduzir performance do laptop para aumentar autonomia e vice-versa.

O novo recurso já está disponível na Fast Ring build 15014 do sistema operacional, acessível apenas para alguns testadores. Com o controle deslizante, é possível escolher entre a melhor performance de processamento do computador ou optar pela maior autonomia de bateria possível ou qualquer ponto intermediário entre os dois extremos, alcançando o equilíbrio que seja adequado às necessidades do usuário naquele momento.

battery-slider

“Uma pessoa jogando, por exemplo, pode desejar ter menos FPS (frames por segundo) quando estiver em um longo voo se isso irá dar a ela mais vida de bateria, em contrapartida a mesma pessoa jogando o mesmo jogo, quando ligado a uma fonte de energia, poderá querer ter o máximo de performance de CPU para espremer cada miligrama de performance que puder ganhar”, explica a Microsoft sobre os cenários de uso da nova funcionalidade.

Entretanto, é possível que o recurso não esteja disponível para todos os usuários quando sair a próxima grande atualização do Windows 10. A Microsoft ainda não deixou claro, mas são fortes as possibilidades de que a funcionalidade seja exclusiva de novos dispositivos que já venham com a Creators Update embarcada: “nós estaremos trabalhando com OEMs para determinar as melhores configurações para seus consumidores, de forma que eles possam embarcá-las nos novos PCs com Windows 10”.