Categorias

Windows 7 e Windows 8 estão com os dias contados

A Microsoft atualizou nesta terça-feira a tabela do ciclo de vida do Windows e revelou a data final das vendas do Windows 7 e 8. Os dois sistemas deixarão de ser comercializados a partir de 31 de Outubro do ano que vem.

Até esta data limite, fabricantes ainda poderão disponibilizar licenças OEM dos dois sistemas operacionais em seus computadores montados. Depois desta data, apenas PCs e notebooks com Windows 10 poderão ser produzidos.

Este é o calendário para o chamado “fim das vendas” e  “se refere à data em que uma determinada versão do Windows não será mais enviada aos revendedores ou aos Fabricantes de Equipamento Original (OEMs)”. A tabela do ciclo de vida ainda não foi atualizada para a versão em Português do site da Microsoft, mas você já pode conferir as mudanças na versão original:

oem

Esse calendário não afeta a data de manutenção e suporte oferecidos pela Microsoft. O Windows 7 continuará recebendo atualizações e suporte até 14 de Janeiro de 2020, enquanto o Windows 8 ainda será suportado até 10 de Janeiro de 2023.

Vale lembrar que as vendas do Windows 7 para fabricantes foram estendidas dois anos a mais do que o prazo que a Microsoft costumava praticar no passado. A baixa adesão ao Windows 8 e a procura pelo sistema anterior mantiveram o sistema operacional uma alternativa viável para os fabricantes.

Ao finalmente decretar um prazo final tanto para o Windows 7 como para o seu sucessor, a Microsoft está apostando todas as fichas no sucesso do recém-lançado Windows 10.