Categorias

Windows 9 agendado para Abril de 2015

De acordo com o analista de Microsoft, Paul Thurrot, o Windows 9 já foi agendado para ser lançado em Abril do ano que vem. Novo sistema operacional ainda não começou a ser desenvolvido, mas viria para corrigir erros estratégicos no Windows 8.

Thurrot tem a fama de ser um analista confiável, com diversas fontes estabelecidas em diferentes níveis dentro da Microsoft. E, segundo suas fontes, o sucessor do atual sistema operacional está vindo e vindo rápido: “O Windows 8 está afundando mais pesado do que a Microsoft gostaria de admitir em público”, revelou o analista. O Windows 9 será parte de uma nova onda de programas da Microsoft, conhecida pelo codinome “Threshold”.

Entre as mudanças que virão com o Windows 9 estaria uma revisão dos aplicativos Metro. Com o novo sistema operacional, este tipo de aplicativo será capaz de rodar em sua própria janela no modo Desktop, o que acabaria com a obrigatoriedade da interface Metro nestes casos. Outra mudança seria o tão aguardado retorno definitivo do botão Iniciar.

O mais surpreendente seria o tempo de desenvolvimento do Windows 9. De acordo com Thurrot, o sucessor do Windows 8 ainda não tem uma linha de código escrita e a Microsoft só começaria o desenvolvimento pra valer a partir de Abril deste ano, deixando apenas um ano para a criação do novo sistema operacional.

Esse lançamento apressado de seu sucessor colocaria o Windows 8 na mesma prateleira dos mal-fadados Windows Me e Vista, recebidos com frieza pelo mercado e ultrapassados com sucesso pelas versões seguintes.