Categorias

Windows Defender é o pior antivírus do mercado

O Windows Defender da Microsoft ficou no final da lista do AV-TEST deste ano, sendo considerado o pior antivírus do mercado.

A empresa de segurança alemã AV-TEST analisa todos os anos as principais soluções antivírus seguindo diversos critérios, como performance, usabilidade e proteção. Três produtos atingiram a pontuação máxima, enquanto a Microsoft pegou a última posição.

Avira Antivirus Pro 2015, Bitdefender Internet Security 2015 e Kaspersky Lab Internet Security 2015 conseguiram marcar 18 pontos na classificação. O Windows Defender da Microsoft, também conhecido como Security Essentials, marcou apenas 9,5, obtendo somente 0,5 pontos no quesito proteção, que valia 6 pontos no sistema.

antivirus

Entretanto, o baixo resultado em proteção não implica que o produto da Microsoft seja um desastre total em termos de segurança. De acordo com o padrão adotado pelo AV-TEST, a nota baixa significa que o Windows Defender bloqueia apenas 89% das ameaças existentes contra 99% da concorrência.

Ainda assim, o Windows Defender também apresentou baixos resultados em performance, consumindo uma quantidade considerada excessiva de recursos do sistema. A melhor nota do produto foi em usabilidade, onde atingiu o máximo de pontos possível, revelando ser uma solução amigável para o usuário.