Categorias

Windows Phone 8.1 terá centro de notificação e assistente pessoal parecido com Siri

A Microsoft já está se preparando para lançar sua atualização Windows Phone 8.1 com duas grandes mudanças: um centro de notificação e um assistente pessoal parecido com o Siri.

Fontes familiarizadas com os planos da Microsoft revelaram ao The Verge que a empresa está atualmente testando cópias beta do Windows Phone 8.1 internamente e planeja anunciar suas características na Conferência Build Developer, que acontece em abril de 2014.

Outra característica fundamental do update é a inclusão do “Cortana”, um assistente pessoal digital. A Microsoft vem testando o Cortana há meses e parece que o sistema irá substituir a busca Bing existente no Windows Phone para permitir que os usuários interajam através de comandos de voz ou texto.

De acordo com fontes do The Verge, o assistente é semelhante ao Google Now e o Siri, tendo tecnologia de interação de conversação e capacidade de aprender contexto local e os dados do telefone. Assim como o Google Now, ele também irá lembrar o usuário automaticamente quando uma reunião está se aproximando e quanto tempo será preciso para chegar a um compromisso.

Participação de smaretphones Windows Phone cresce cada vez mais
O tão esperado centro de notificações poderá ser habilitado ao tocar no topo da tela, parecido com o que acontece no iOS e Android

A Microsoft também está construindo outras novas funcionalidades para o Windows Phone 8.1, e a empresa continuará a abordar uma série de problemas ao longo dos próximos meses.

Enquanto a Microsoft está ocupada desenvolvendo recursos para o Windows Phone 8.1, a Nokia está preparando dois aparelhos para serem lançados junto da atualização: um deles, chamado até o momento de “Goldfinger”, supostamente terá um sistema de toque 3D que detecta interações fora da tela.

Embora a Microsoft começou recentemente a expandir seus testes do Windows Phone 8.1 internamente, não é esperado que a atualização seja revelada até a Build 2014.