Categorias

Windows XP é “imune” ao WannaCrypt

Passado o pânico causado pelo ataque do WannaCrypt, pesquisadores de segurança revelam um fato inusitado da infecção: o Windows XP é “imune” ao vírus.

O sistema operacional da Microsoft seria tão antigo que o ransomware não conseguiria cumprir seu objetivo de encriptar arquivos, mas ainda assim é capaz de provocar travamento e tela azul.

A revelação faz parte de um relatório da empresa de segurança Kryptos, que corrobora um informe inicial divulgado antes pela Kaspersky Lab. Nos primeiros momentos da epidemia do WannaCrypt, atribuiu-se ao Windows XP em máquinas desatualizadas a culpa maior pelo alastramento do problema, a ponto da Microsoft sentir-se pressionada e lançar uma correção extraordinária para o sistema operacional, mesmo após o encerramento do suporte.

Mas em testes realizados em laboratório, não foi possível contaminar máquinas operando o Windows XP, apesar da vulnerabilidade no protocolo SMB. Ao iniciar seu processo de infecção, o WannaCrypt trava os sistemas e provoca uma tela azul que força a reinicialização. Nenhum arquivo na máquina é encriptado e a mensagem de resgate não é exibida. Os pesquisadores constataram também que o ransomware não consegue se propagar a partir do Windows XP.

De acordo com a Kaspersky Lab, na verdade, a maior parcela das infecções por WannaCrypt aconteceu em máquinas rodando Windows 7 e Windows Server 2008, dois sistemas cujas vulnerabilidades já haviam sido corrigidas desde Março passado.