WordPress.com
Categorias

WordPress.com ganha nova interface administrativa em JavaScript

O WordPress.com, a versão comercial do tradicional sistema de gerenciamento de conteúdo (que também conta com um plano gratuito), acaba de ganhar uma nova interface administrativa.

A nova interface, apelidada de Calypso, roda nos servidores da Automattic, e também está disponível aos usuários da versão opensource do WordPress, mediante utilização do plugin Jetpack.

A nova dashboard, que está mais clean e rápida, pelo que parece, roda em JavaScript, ao invés de PHP. Foi utilizado o framework React no desenvolvimento do front-end, enquanto o backend utiliza a plataforma Node.js.

WordPress.comVale também lembrar que, no caso de usuários e administradores que utilizam o WordPress hospedado em seus próprios servidores, a própria Automattic hospedará o Node.js, com a comunicação entre ambos os ambientes sendo realizada pelo plugin Jetpack.

A nova interface administrativa já está disponível a todos os usuários do WordPress.com, sendo que também foi lançada uma nova aplicação para gerenciamento dos blogs, a qual está disponível inicialmente para OS X (versões para Windows e Linux devem ser lançadas em breve).

Além disso, todo o código da nova interface Calypso é opensource e está disponível para download. Pelo que podemos depreender das palavras de Matt Mullenweg, cofundador da empresa responsável pelo CMS, a criação da nova interface administrativa se deve à necessidade de inovações:

Percebemos que a tecnologia não ia nos levar até a próxima década“, disse Mullenweg.

Os trabalhos na interface Calypso começaram há mais de um ano atrás, e o objetivo da empresa era criar algo “mais rápido e responsivo“.

Ainda segundo Matt Mullenweg, a nova interface poderá ser incorporada à versão opensource do WordPress, dependendo do feedback da comunidade.