A Apple acaba de anunciar em sua conferência anual para desenvolvedores, a próxima versão de seu sistema operacional desktop, o OS X. O OS X 10.10 Yosemite segue os passos do Mavericks, lançado ano passado, e ganhou um design ainda mais limpo e mais recursos inspirados no iOS.
O design plano, com painéis translúcidos e a falta de gradientes e texturas do iOS 7 podem ser encontrados em todo o OS X 10.10, dando uma aparência muito mais moderna para o sistema operacional desktop.
Os ícones de aplicativos apresentam um novo design, já as abas de apps ganharam cantos mais nítidos, bem como um recurso de ajustar a temperatura de cor com base no fundo selecionado pelo usuário. Há também um novo “modo escuro” selecionável pelo usuário que ofusca toda a interface para um melhor foco durante o uso.
O Centro de Notificações por sua vez foi ampliado com uma nova visão para agenda, lembretes, tempo, e mais. A ferramenta de busca universal da Apple, o Spotlight, foi redesenhado e ganhou mais funcionalidades, incluindo resultados imediatos para pesquisas na web.
Mas uma das maiores mudanças é o novo serviço iCloud da Apple, que integra todos os arquivos armazenados na conta do iCloud com o Finder. Os usuários podem navegar entre seus arquivos armazenados na nuvem e organizá-los em pastas e marcá-los.
Enquanto desenvolvedores já têm acesso ao Yosemite hoje, a Apple está lançando o sistema operacional para o público na primavera. Mas a empresa está permitindo que não-desenvolvedores se inscrevam para a versão de testes do software através de um programa beta público.