0 Compartilhamentos 412 Views

WWDC 2106: Confira tudo que a Apple anunciou

Enquanto a gente cobria a E3 2016, a Apple reuniu os desenvolvedores para sua conferência anual WWDC 2016 e soltou uma saraivada de novos sistemas operacionais.

Todas as plataformas da empresa receberam novidades: macOS Sierra, iOS 10, WatchOS 3 e tvOS foram as destaques da apresentação capitaneada por Tim Cook.

O OS X sai de cena e passa a ser chamado de macOS, para unificar a nomenclatura dos sistemas operacionais da empresa. A Apple também anunciou que uma nova versão está caminho, a macOS Sierra. Usuários já poderão experimentar um beta público em Julho e o lançamento oficial acontece ainda esse ano.

macOS

A mudança de nome não é apenas uma questão de marketing: o novo sistema irá se integrar melhor com a família de dispositivos Apple. Será possível desbloquear seu Mac usando o Apple Watch, por exemplo. O novo sistema operacional também contará com uma Área de Transferência Universal entre diferentes plataformas e permitirá sincronização de arquivos. Além disso, ele irá interagir com o Apple Pay e receberá Siri, a assistente virtual da empresa. Através de voz, usuários de Mac agora poderão utilizar todos os recursos de Siri pela primeira vez em seus desktops.

Para os dispositivos móveis, a Apple revelou o iOS 10, com certeza o grande foco da conferência. A nova versão do sistema operacional está ainda em versão prévia para desenvolvedores, mas ganhará também uma versão beta ainda em Julho e deverá ser lançado ainda esse ano.

ios10-lock-screen

O “maior lançamento iOS de todos os tempos”, segundo a própria Apple, traz diversas novas funcionalidades para a plataforma, desde uma tela de bloqueio redesenhada até uma integração entre Siri e o teclado nativo, oferecendo sugestões inteligentes e acesso a dados de contato, por exemplo. A Apple também finalmente abriu a assistente virtual para desenvolvedores externos, que poderão utilizar os recursos de comando de voz da Siri em seus aplicativos e serviços. O novo iOS também trará interações rápidas com aplicativos e opções expandidas para o 3D Touch.

O aplicativo Photos do iOS 10 Photos apresenta diversas novas melhorias em sua habilidade de reconhecimento de rostos, objetos e cenas, diretamente no dispositivo móvel, sem utilizar computação na nuvem, e preservando a privacidade de seus usuários.

O Apple Maps também passou por uma repaginada, incluindo agora sugestões de lugares e a habilidade de pesquisar uma rota em tempo real enquanto você está em movimento, além de mudanças na interface e integração com informações de tráfego. A plataforma também foi aberta para desenvolvedores externos, o que permitirá, por exemplo, que usuários encontrem um restaurante em sua rota ou peçam um Uber diretamente de dentro do Maps.

Quem também teve mudanças no iOS 10 foi o aplicativo Messages, que passa a contar com prévias melhores, integração aperfeiçoada com a câmera, emojis maiores, sugestão de emojis, efeitos de balões e outras opções de customização de mensagens, além de integração com o Apple Music e outros aplicativos.

ios10-messages

Conforme esperado, Apple Music foi outro que trouxe alterações significativas também. Durante o evento, a Apple mostrou uma interface redesenhada para o aplicativo de música e um novo painel para letras de músicas.

O watchOS evoluiu para a versão 3 e ganhou a habilidade de abrir aplicativos “instantaneamente”, através de um recurso de cache. O novo sistema operacional para relógios inteligentes da Apple agora também pode atualizar informações de aplicativos paralelamente. A plataforma ganhou uma Central de Controle, acessível com um deslizar de dedo, além de novas faces.

watchOS

Reminders e Find My Friends foram trazidos nativamente para o Apple Watch com o watchOS 3. Em tempos confusos, a Apple revelou um mecanismo de SOS embutido no seu relógio inteligente: o botão lateral, se pressionado e mantido, pode chamar um número espeficado para emergências. A funcionalidade pode ser ativada por Wi-Fi ou através de um smartphone conectado.

Por último, a Apple apresentou o tvOS. A nova geração do sistema operacional para a Apple TV irá adicionar mais canais e aplicativos à plataforma ainda esse ano. Um novo aplicativo de controle remoto permite integração com Siri e controles de movimento.

Carregando...

Você pode se interessar

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?
Artigos
164 visualizações
Artigos
164 visualizações

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?

Carlos L. A. da Silva - 5 de maio de 2021

Federated Learning of Cohorts é uma API proposta pelo Google para substituir os cookies, mas ela também oferece problemas

Como planejar e construir um projeto de programação
Artigos
389 visualizações
Artigos
389 visualizações

Como planejar e construir um projeto de programação

Carlos L. A. da Silva - 19 de abril de 2021

O desenvolvedor full stack Peter Lynch revela seu método de preparação para qualquer projeto, de forma simples e direta para iniciantes e veteranos.

15 ferramentas de desenvolvimento para melhorar sua produtividade em 2021 sem gastar nada
Artigos
495 visualizações
Artigos
495 visualizações

15 ferramentas de desenvolvimento para melhorar sua produtividade em 2021 sem gastar nada

Carlos L. A. da Silva - 2 de abril de 2021

O cenário de desenvolvimento está em constante mudança e muitas vezes uma ferramenta nova pode agilizar muito seu trabalho.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A tecnologia por trás do deep fake de Deep Nostalgia
Artigos
475 visualizações
475 visualizações

A tecnologia por trás do deep fake de Deep Nostalgia

Carlos L. A. da Silva - 22 de março de 2021
Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021
Artigos
445 visualizações
445 visualizações

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021

Carlos L. A. da Silva - 1 de março de 2021
Seus dados vazaram. E agora?
Artigos
410 visualizações
410 visualizações

Seus dados vazaram. E agora?

Carlos L. A. da Silva - 19 de fevereiro de 2021