Pela primeira vez em 14 anos, gamers da China têm a chance de (legalmente) comprar um console de jogos: A Microsoft lançou o Xbox One no país hoje.
A China proibiu consoles de jogos em 2000, citando um dano potencial para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Esta proibição foi suspensa em setembro de 2013.
O Xbox One foi originalmente esperado para ir à venda na China em 23 de setembro, mas um atraso de última hora empurrou o lançamento do console para essa segunda-feira (29).
O país é um mercado potencialmente lucrativo para a Microsoft, especialmente agora que nem consoles da Sony ou da Nintendo estão oficialmente sendo vendidos ainda por lá.
Gamers podem escolher entre 10 jogos hoje, incluindo Forza Motorsport 5, Kinect Sports Rivals, Powerstar Golf, Zoo Tycoon, Max: The Curse of Brotherhood, Dance Spotlight Central, Neverwinter Online, Rayman Legends, Trials Fusion e Naughty Kitties.
Consoles de jogos devem receber a aprovação do departamento de cultura local de Xangai, que examinará títulos para se certificar de que não prejudiquem a cultura e as tradições da China ou promova violência ou drogas. Essa é provavelmente a razão pela qual jogos como Call of Duty: Ghosts, Titanfall, e GTA 5 não estão disponíveis.
Por lá, o console está custando RMB 3.699 (cerca de US$ 602) sem Kinect e RMB 4.299 (US$ 700) com o sensor.