A fabricante de smartphones chinesa Xiaomi começou a fazer notícias no ano passado quando contratou o brasileiro Hugo Barra, ex-Google, para dirigir sua expansão internacional. E agora parece que os frutos da decisão estão finalmente chegando: A chinesa mais do que duplicou suas vendas, anunciando que vendeu mais de 26 milhões de smartphones só no primeiro semestre deste ano, mais do que vendeu em todo 2013.
O número é impressionante para uma empresa que vendeu o seu primeiro smartphone apenas três anos atrás, e cujas vendas foram inicialmente limitadas apenas para o mercado da China. Seu crescimento tem sido alimentado pela expansão em Singapura, Malásia, Índia e Filipinas, com a empresa agora de olho na América Latina como seu próximo mercado.
Lei Jun, CEO da gigante, disse que as receitas da empresa cresceram cerca de 149% ano-a-ano, e que tinha aumentado sua previsão de vendas para o ano de 40 milhões para 60 milhões de aparelhos. Ele disse que espera atingir 100 milhões de vendas em 2015.
Xiaomi começou com dispositivos baratos, mas agora é conhecida por modelos com altas especificações e preços menores que os de líderes do mercado atual. Seu aparelho principal, o Mi3, já é líder de vendas na China.