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Xiaomi ultrapassa Samsung, liderando a venda de smartphones na China

18 de fevereiro de 2015

A gigante Xiaomi lidera a venda de smartphones na China, tendo ultrapassado novamente a sul coreana Samsung. É o que aponta um relatório da organização de pesquisas IDC, segundo o qual a “Apple Chinesa” atingiu um market share de 12,5%, após um grande crescimento durante o quarto trimestre de 2014.

Vale ressaltar que em 2013 a empresa respondia por 5,3% do mercado chinês de smartphones, ou seja, trata-se de um crescimento e tanto, sendo que o market share da Samsung na terra de Mao Tsé-Tung, por outro lado, caiu de 18,7% para 12,1%, no mesmo período.

Xiaomi

O sucesso da Xiaomi talvez possa ser em grande parte explicado pela combinação “altíssima qualidade e preços competitivos”. A fabricante também oferece em seus dispositivos uma versão customizada do Android, o MIUI, o qual conta com uma grande variedade de recursos e aplicativos adicionais, sem falar em serviços baseados na nuvem e milhares de temas.

A empresa, que se tornou a terceira maior fabricante de smartphones do mundo em 2014 (também segundo o IDC), em breve deve estar vendendo seus aparelhos no Brasil: ela já possui escritórios abertos em São Paulo e um de seus smartphones, o Redmi Note 4G, já foi homologado pela ANATEL.

Embora as remessas de telefones 3G na China tenham sido afetadas pela redução no subsídio das operadoras, o mercado foi capaz de crescer no último trimestre de 2014 devido ao aumento de telefones 4G. Além disso, enquanto o percentual de telefones vendidos através das operadoras caiu, o número de telefones vendidos através de meios eletrônicos aumentou (o percentual aumentou de um para dois dígitos ano a ano), devido à popularidade de lojas online como jd.com e tmall.com).

O lançamento dos telefones com telas maiores da Apple também ajudou a contribuir para o aumento nas remessas“, disse Tay Xiaohan, analista de mercado sênior da IDC.

Vale lembrar também que a Xiaomi já havia ultrapassado a Samsung anteriormente. Isto aconteceu durante o segundo trimestre de 2014, segundo a empresa de pesquisas a Canalys (quando a fabricante registrou um market share de 14%).

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