Enquanto especulações apontavam para uma desistência da Verizon, foi o Yahoo que resolveu criar obstáculos: a concretização da compra foi adiada para o segundo trimestre do ano.
Inicialmente, o acordo previa que as duas partes completariam o processo de aquisição no primeiro trimestre de 2017, mas coube ao Yahoo adiar os planos de seu comprador.
Nessa segunda-feira, o Yahoo divulgou seu balanço anual e revelou que precisa de mais tempo para finalizar as tarefas necessárias para terminar a venda para a Verizon. Segundo o relatório divulgado publicamente, o Yahoo teve um lucro de US$1.47 bilhão em 2016, uma cifra ligeiramente acima do US$1.38 previsto por analistas de mercado. O resultado acima da expectativa fez com que as ações da empresa fechassem em alta, apesar das más notícias para a Verizon.
A CEO do Yahoo, Marissa Mayer comemorou o relatório: “o que nós alcançamos reflete um pouco do mais impressionante trabalho de equipe, foco e resistência que eu já vi ao longo de minha carreira”. A executiva afirmou que esse balanço só foi possível graças a investimentos contínuos em mobilidade, sem perder de vista os negócios nativos, além do “mais baixo custo de infraestrutura em uma década”.
Teria os números positivos acima do esperado contribuído para adiar a venda para a Verizon? Decisões desse nível não são tomadas de improviso e Mayer afirmou que “as oportunidades à frente com a Verizon parecem brilhantes”.
Enquanto isso, o balanço anual chega em um momento em que o Yahoo precisa ao mesmo tempo visualizar seu futuro sem o lastro financeiro de seus investimentos mais valiosos, que agora fazem parte de uma empresa independente, e lidar com uma investigação em andamento das autoridades norte-americanas, preocupadas com a possibilidade do Yahoo ter conhecimento dos vazamentos de segurança do ano passado com antecedência, mas não ter anunciado isso para acionistas e usuários.