O Yahoo está ameaçando entrar com força na guerra dos bloqueadores de anúncio: um “teste” realizado pela empresa impediu usuários de bloqueadores de acessarem a versão web do Yahoo Mail.
O comportamento foi detectado pela primeira vez por usuários do Adblock Plus, o mais popular dos bloqueadores de anúncios em desktops, e denunciado nos fóruns oficiais do programa.
Alguns usuários ao tentarem visualizar suas mensagens no serviço de e-mail nos Estados Unidos relataram que eram surpreendidos com uma mensagem do Yahoo recomendando a desativação do bloqueador: ” “Uh oh… Nós não conseguimos exibir o Yahoo Mail. Por favor, desabilite o Bloqueador de Anúncio para continuar utilizando o Yahoo Mail”.
Um porta-voz do Yahoo confirmou a informação e avisou que se trata de um teste: “no Yahoo, nós estamos continuamente desenvolvendo e testando novas experiências de produto. Este é um teste que estamos rodando para um pequeno número de usuários do Yahoo Mail nos Estados Unidos”.
O Yahoo não seria nem o primeiro nem o último site a testar se seus visitantes estão usando de algum tipo de bloqueador de anúncio e vetar o acesso em caso positivo para não perder faturamento. Mas, certamente, se este for um teste para uma aplicação em larga escala, será o maior de todos os sites a implementar este tipo de reação aos bloqueadores e o primeiro a travar o uso de um serviço tão essencial como o e-mail.
Resta saber como será a resposta dos usuários e o impacto de relações públicas que a iniciativa pode causar à imagem do Yahoo.