Categorias

Yahoo vai abandonar seu serviço de diretórios

Muito antes de existir o Google, o Yahoo era a referência para quem quisesse encontrar conteúdo na web. Seu serviço oferecia um diretório de sites cadastrados e avaliados manualmente. A partir de 31 de Dezembro, este pedaço da História da Internet deixará de existir.

O anúncio foi feito discretamente na sexta-feira através do Tumbler oficial do Yahoo. O serviço que começou a empresa, vinte anos atrás será permanentemente descontinuado. “Embora nós ainda tenhamos o compromisso de conectar os usuários com a informação com a qual eles estão envolvidos, nossos negócios evoluíram”, avisa o comunicado.

Por enquanto, o diretório continua ativo, para quem quiser recordar como era navegar em busca de informação no passado, ainda que o acesso esteja lento no momento da produção desta matéria. De acordo com o Yahoo, os anunciantes serão “atualizados para um novo serviço”.

yahoo-directory-dead

Nos últimos dois anos, enquanto reestruturava suas atividades, o Yahoo encerrou 60 produtos e serviços. Segundo o comunicado, o objetivo foi “redirecionar  estes recursos para produtos que nossos usuários se importam mais e estão alinhados com nossa visão”.

Assim como o Yahoo Directory, nesta leva também foram anunciados o fim do portal Yahoo Education (cancelado a partir de hoje), um site que conectava visitantes com fornecedores de conteúdo educativo, e o encerramento do serviço Qwiki, que gerava automaticamente e armazenava clipes de vídeos de usuários. Os vídeos guardados no serviço devem ser baixados até o dia 1º de Novembro, data final do funcionamento.