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Yahoo vai deixar de existir?

O Yahoo que você conhece e que já foi um dos pilares da web no passado irá deixar de existir. Tudo isso porque sua avaliação no mercado atualmente é “menor do que zero”.

A empresa confirmou os rumores de que estava estudando a possibilidade de mudanças radicais. E anunciou seu plano de ação: deslocar todos os seus negócios de Internet para uma nova companhia.

O Yahoo encontra-se em uma posição delicada no mercado. No momento, seus maiores valores estão em ações da gigante chinesa Alibaba e em uma fatia considerável do bem-sucedido Yahoo Japão. Entretanto, vender esses componentes para gerar capital para movimentar o resto da empresa implicaria em uma carga tributária exagerada, por se tratarem de empreendimentos no exterior.

Uma das alternativas avaliadas em reuniões com os acionistas seria vender todas as suas operações de Internet e transformar o Yahoo em uma holding de outras empresas, uma firma cujo único valor financeiro está na posse de ações de outras. Mas esta hipótese foi descartada.

A solução encontrada foi uma combinação das duas propostas. A empresa Yahoo continuará existindo e se tornará mesmo uma holding, mas seus negócios de Internet seguirão funcionando normalmente em um ainda não definido Yahoo 2.0, uma outra denominação, mas controlada pelos mesmos acionistas.

A vantagem desta manobra corporativa é seguir evitando a carga tributária gerada pelas ações do Alibaba e do Yahoo Japão e, ao mesmo tempo, separar o valor de mercado do “Yahoo” que conhecemos. O processo demora cerca de um ano para ser completado e, durante este período, o Yahoo não corre o risco de ser vendido.

A manobra, conhecida como “giro reverso”, permite que, no futuro, investidores possam avaliar o novo “Yahoo 2.0” com base na renda que ele pode gerar com suas próprias atividades e não baseados nas ações de terceiros que a empresa controla. Para Maynard Web, diretor do quadro de acionistas do Yahoo, isso poderia “retornar esta grande empresa para a posição icônica a que ela pertence”.

Na prática, o desvinculamento do Alibaba e do Yahoo Japão também permitirá que o valor individual de unidades do “Yahoo 2.0” possam ser percebidas com maior transparência, o que facilitaria uma eventual venda de determinadas operações de Internet da empresa.