Categorias

Yahoo vai demitir 15% de seus funcionários

Seguindo seu relatório de faturamento e gastos de 2015, o Yahoo anunciou nessa terça-feira que sofrerá uma reestruturação e irá fechar 15% dos seus postos de trabalho, demitindo cerca de 1.600 funcionários ao redor do mundo.

Entretanto, o momento de crise no Yahoo pode ser benéfico para o Brasil: suas unidades na Argentina e no México serão descontinuadas e as operações na América Latina passarão a ser coordenadas a partir de seu escritório brasileiro.

No último trimestre de 2015, o Yahoo faturou globalmente 1.27 bilhão de dólares, mas seu lucro líquido foi de apenas 63 milhões de dólares. Os resultados negativos provocaram uma ligeira queda nos valores das ações da empresa na Bolsa de Valores na terça-feira.

Entretanto, a crise do Yahoo não é de hoje e vem se formando de longa data. Desvalorizada, envolta em rumores de venda e sem um plano de ação claro que satisfaça seus acionistas, a empresa colocou a CEO Marissa Mayer para anunciar um novo plano de reestruturação. Além das demissões, e do fechamento de seus escritórios em Dubai, Buenos Aires, Cidade do México, Madrid e Milão, o Yahoo pretende também encerrar operações deficitárias como o Yahoo Games e o Smart TV.

Sobre os cortes, em seu comunicado oficial, a empresa alega que “não toma essa decisão com leveza e fará todos os esforços para lidar com o processo com sabedoria, transparência e compaixão”. Mas a meta é reduzir sua força de trabalho para 9.000 funcionários e economizar 400 milhões de dólares em folha de pagamento até o final de 2016.