Categorias

Yahoo volta a utilizar resultados do Google em sua busca

Depois de anos lutando contra o Google por uma fatia do mercado de buscadores, o Yahoo volta a utilizar a base do Google para alimentar seu próprio mecanismo de busca.

As duas empresas firmaram um acordo que entrou em vigor no início de Outubro, mas só agora veio à luz com a publicação do relatório de resultados do terceiro trimestre do Yahoo.

Nos termos do relatório, ” a empresa alcançou um acordo com o Google que entrega para o Yahoo uma flexibilidade adicional para escolher entre fornecedores  de resultados de buscas e anúncios”. A parceria está estendida até 2018 e o Yahoo não é obrigado a enviar todas as buscas para o Google ou mesmo atingir uma quota mínima de consultas.

O acordo firmado entre o Google e o Yahoo não afeta o acordo já existente entre o Yahoo e a Microsoft. Desde 2010, essas duas empresas trabalham juntas. O Yahoo era beneficiado pela infraestrutura de banco de dados e algoritmos do Bing, enquanto a Microsoft usufruía de uma porcentagem dos lucros e do alcance de público que o Yahoo possui, formando uma parceria competitiva com o Google.

De acordo com o relatório, “a oferta do Google complementa os serviços de busca fornecidos pela Microsoft, que permanece como um parceiro forte, assim como as próprias tecnologias de busca e produtos de anúncio do Yahoo”. A aliança entre a Microsoft e o Yahoo estava prevista para durar até 2020, mas uma renovação do contrato firmada em Abril deste ano permite que qualquer uma das partes rescinda o contrato, com um mínimo de quatro meses de aviso.