A fabricante japonesa Yamaha surpreendeu os frequentadores do Tokyo Motor Show ontem ao apresentar Motobot, o primeiro robô capaz de pilotar motos.
Montado em uma R1M de 1000 cilindradas, o robô causou sensação no salão. Apesar do visual futurista e da moto turbinada, Motobot ainda é um protótipo e não foi exibido em ação durante o evento.
O objetivo da Yamaha não é criar uma moto autônoma mas criar um robô que seja capaz de pilotar com competência qualquer tipo e modelo de motocicleta em uma pista de corrida, e aplicar as descobertas para aperfeiçoar a experiência de pilotos humanos.
Confira as fotos do Motobot:
A fabricante não revelou mais detalhes sobre o funcionamento do protótipo ou mesmo se ele já é capaz de pilotar uma moto, mas, com certeza deixou muita gente curiosa no salão.
Segundo o anúncio oficial, “nós queremos aplicar a tecnologia fundamental e a experiência adquiridas no processo desse desafio para a criação de segurança avançada para o piloto e sistemas de apoio ao motociclista e colocá-las em uso em nossos negócios, assim como utilizá-las para sermos pioneiros em novas linhas de negócios”.