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YouTube anuncia novidade na estréia de concorrente

Youtube está de olho em novo concorrente, Hulu.com
Foi lançada nesta quarta-feira (12), apenas para internautas dos EUA, a mais ambiciosa empreitada contra o domínio do YouTube no mercado de vídeos on-line. Chama-se Hulu. É um site de vídeos formado pelos grupos NBC Universal e News Corp, com conteúdo inchado pelas parcerias de grandes companhias de entretenimento, como a Warner Brothers, Lionsgate Entertainment e Metro-Goldwyn-Mayer.

Atento à estréia de um concorrente, o YouTube anunciou hoje que está oferecendo ferramentas a programadores. Eles terão acesso a funções da base de dados do site de vídeos, poderão criar “seus próprios YouTubes”.

Segundo o portal, a nova possibilidade de personalização permite que qualquer um monte um site ou programa conectado à web para fazer uploads de vídeos no YouTube.

Desenvolvedores de sites podem permitir que usuários classifiquem os vídeos ou os adicionem numa lista de favoritos em seus próprios sites. Eles podem ainda personalizar e controlar o programa de reprodução que exibe os vídeos no YouTube em suas páginas. Permite ainda que programadores criem janelas personalizadas de exibição de vídeo, sem a formatação do site de onde o conteúdo é retirado

O que o YouTube oferece agora é parecido com o que o Yahoo! fez ao abrir os recursos de seu site de compartilhamento de fotos, o Flickr. A abertura do serviço de fotos deu aos desenvolvedores maior acesso a recursos que puderam ser disseminados por outros sites.

Hulu.com

O anúncio do site de vídeos do Google foi estrategicamente feito nesta quarta, na estréia do Hulu. O concorrente irá oferecer gratuitamente episódios completos de mais de 250 séries de televisão que atualmente fazem sucesso, como “Os Simpsons” e “The Office”, além de outras mais antigas, como “Buffy, a Caça-Vampiros”. Vai oferecer também cerca de 100 filmes, como “O Grande Lebowski” e “A Era do Gelo”.

O novo site também irá lançar um novo modelo de propaganda. O próprio usuário poderá escolher o comercial que quer assistir. Jason Kilar, presidente do Hulu, afirma que isto dará mais audiência para as publicidades on-line. “Nós queremos colocar os usuários no controle”, afirmou ao jornal “Financial Times”.

O lançamento do Hulu é uma aposta ambiciosa das grandes companhias de mídia norte-americanas, que querem saber se os usuários terão paciência para passar longos períodos assistindo a programas de TV e filmes em frente à tela dos computadores da mesma forma que passam em frente aos televisores.

Com informações de Folha Online.